quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Agora eu sou um feto...

Já tem uns 3 dias que tento atualizar meu blog, mas a internet nem tem colaborado. Domingo(23/11), pelas contas da mamãe eu deixei de ser um embrião e passei a ser feto. Ando crescendo rapidamente. No final dessa semana devo estar medindo por volta de 50 mm. Mas pra quem pensa que é pouco eu digo: minha primeira ecografia foi com 4 semanas e eu tinha 5,5 mm. Cresci ou não cresci? Um bocado né?! Mamãe também acha. Tem sentido menos enjôos e dores de cabeça porque eu tô sugando menos os nutrientes dela. A parte complicada tá quase acabando. Quero que passe logo para mamãe ficar mais tranqüila. Ela diz que eu sou o plano não planejado dela que ela mais quer na vida. E papai que andou sonhando comigo. No sonho 'descobriu' que eu era menino. Mas disse pra mamãe ao telefone que tinha ficado tão feliz qndo me pegou no colo que esqueceu de perguntar se era menino ou menina. Ficou sabendo depois. (isso tudo no sonho). Ai ai... ainda nem vou falar se sou menino ou menina porque os dois vão fazer o exame pra saber só quando estiverem juntos, mas estou ansios@ para ver logo a cara destes pais babões que eu tenho. Certamente eu vou ser uma criança muito feliz por tê-los.
Eu os amo muito.
Fiquem com Deus.
=*

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Eu com 49 dias...


(cerca de 7 semanas após a concepção e 9 de gestação)

Fiotinh@

No início desta semana o bebê mede cerca de 15-16 mm. As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. Os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdome, enquanto o corpo cresce. Os dedos das mãos, incluindo o polegar, já apareceram, mas ainda são curtos e acolados. Os ossos e cartilagens continuam a se desenvolver. No final desta semana, o embrião mede cerca de 20 mm e pesa cerca de 1,0 g. O coração está completamente formado; o diafragma separa o tórax do abdome. Algumas glândulas já começam a funcionar (hipófise, adrenais). A placenta substitui o corpo lúteo na produção de progesterona. (mais ou menos como na foto acima. só que sou mais lind@)

A mamãe

Já falhou a segunda menstruação. Suas mamas já aumentaram e ainda continuam sensíveis. Use um sutiã que dê suporte às suas mamas sem apertá-las e você vai sentir mais alivio. Sua cintura pode estar aumentando e você ainda pode apresentar um pouco de azia e empachamento após as refeições. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona - que aumentam seus níveis sangüíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez). Veja como lidar com os desconfortos da gestação. Vamos falar um pouco da atividade sexual. Muitas mulheres têm uma alteração do desejo sexual durante o 1º trimestre. Isso é devido, em parte, ao mal estar matinal. Por outro lado, outras mulheres, longe do controle de natalidade, tornam-se verdadeiras maníacas sexuais. Em ambos os casos o que está acontecendo é normal.
O papai

E você? Os pais também podem experimentar uma alteração de desejo. Com o aumento do volume mamário (as mães não mostram muito isso) você pode se sentir como um garoto de 16 anos, atraído por aqueles seios "bojudos". Mas, ao mesmo tempo, pode estar preocupado em machucar o bebê durante a relação ou fazer alguma coisa que possa prejudicar a gestação. Fale com o médico para aliviar seus medos. A mãe pode não estar naquele seu "pique" ou vice-versa. Novamente é preciso entender que os hormônios também provocam uma certa labilidade emocional. Ora ela está eufórica e bem, ora está deprimida e chorosa. Se os dois estão bem humorados, aproveitem. Caso contrário, tentem entender e juntos conversem a respeito do seus estados de espírito. Fale com ela a respeito de suas preocupações.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mamãe pedindo licença...

Oie gente. Hoje vou deixar a mamãe escrever um pouco porque ela acordou inspirada.
Xerux a todos.
Oie Queridos.
Neste intenso come e dorme do dia a dia, nos exatos 46 dias de gravidez, tenho ficado desperta por várias vezes durante a madrugada. E a madrugada sempre trouxe os pensamentos mais guardados. Sempre nos faz pensar naquilo que com tanto barulho e correria durante o dia não paramos para pensar. E tenho refletido muito sobre o mundo no qual estou colocando um fruto do meu ventre.
É estranho como a condição de mãe te faz pensar em tudo que possa acontecer ao redor. No que o mundo vai proporcionar para um ser tão indefeso.
Tenho evitado ver televisão porque não quero temer a vinda desta criança. Não por mim. Mas por ela. Não quero fazer com que cresça numa redoma porque eu sei que as pessoas devem ser livres para errar e aprender sozinhas. Isso faz parte do crescimento. E me espanta muito querer essa liberdade e ela ser totalmente incompatível com a segurança e a integridade física e moral das pessoas. Moral sim. Porque o mundo te bombardeia com valores totalmente distintos daqueles que gostaríamos para os seres humanos ao nosso lado. É o dinheiro acima de tudo e para isso não se mede meios. Dá um aperto no coração. E, por mais que eu seja ansiosa e queira ver logo o meu nenem lindo sorrindo, andando, mamando, fico até mais tranqüila deste nenem estar tão protegido dentro da barriga. A esperança é que o mundo mude nesses quase 8 meses que restam pra vir o nenem.
Parece até clichê dizer que a nossa herança (minha e de Chico) para este nenem vai ser nosso amor. Mas o que são os clichês além de verdades repetidas diversas vezes. Não há dinheiro e nem posses que pague o amor incondicional que temos por nosso nenem. E por ora, temos a ressaltar que o que nos guia é a fé em Deus sem medida, mas sem perder a fé nas pessoas, pois estas sim serão o mundo que espera novas vidas. A do nosso nenem e do nenem de tantas pessoas.
E vocês. qual herança darão pro nosso nenem?
Abraços a todos.

domingo, 2 de novembro de 2008

Casório Tia Luddy e Tio Barbosa - Eu fui!!!


Oieee...

Passando por aqui nesse domingo ressaqueado para falar que ontem o dia foi inteiramente dedicado a ficarmos bem bonitoas (mamãe e eu) pra ir pro casório da Tia Lud e do Tio Barbosa. E a gente conseguiu. Fomos muito paparicados durante a noite toda e melhor que vimos tudo na íntegra. A sobriedade é salutar. A gente anotou tudo. Mas fiquem tranqüilos que somos bem discretos.
A fotinha aí é a Tia Aline que ficou me dando nome a noite toda. Nem sabe ainda se sou menino ou menina. Mas eu perdoo pq ela tava meio altinha e me paparicou muito.

Xeruxxx a todos.
Benção papai, mamãe, avós e padrinhos...

Amo vocês!